A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revisou a projeção de crescimento do setor para este ano com estimativa otimista, que supera, inclusive, as previsões de crescimento do PIB do Brasil.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) anunciou na segunda-feira, 28, uma revisão na sua projeção de crescimento do setor da construção civil para 2024, o índice de 3% aumentou para 3,5%. Esse resultado supera, inclusive, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com o relatório Focus do Banco Central.
A primeira revisão positiva do setor ocorreu em julho, quando a taxa de crescimento prevista aumentou de 2,3% para 3% devido aos bons resultados dos primeiros meses do ano. Os mesmos resultados otimistas motivaram a nova revisão, que inclui a “resiliência do mercado de trabalho”, destacando as mais de 1,7 milhão de novas vagas com carteira assinada criadas nos primeiros oito meses do ano, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
O grupo também evidenciou o aumento de 10,4% nas vendas de cimento no mês de setembro, em relação ao mês anterior, chegando a 5,8 milhões de toneladas no mercado interno, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). Entre os meses de janeiro e setembro, as vendas de cimento somaram 48,7 milhões de toneladas, um crescimento de 4,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos 12 meses até setembro de 2024, as vendas totalizaram 63,978 milhões de toneladas, representando um aumento de 0,88% em relação ao período anterior.
Outro dado reforçado pela CBIC foi a produção de insumos típicos da construção civil. Conforme o IBGE, essa produção cresceu 4,3% no acumulado de janeiro a agosto de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. No mesmo intervalo de 2023, a variação havia sido negativa, com queda de 2,6%.
Taxa de juros e restrição de crédito preocupam
Apesar do otimismo que norteia a revisão, a entidade observa que o “novo ciclo de alta de juros e as dificuldades no crédito imobiliário” são preocupações para o setor, considerando a possibilidade de novos aumentos na taxa de juros, o que pode reduzir investimentos.
Segundo o presidente da CBIC, Renato Correia, o cenário no futuro é marcado por “incertezas”, o que pode impactar os resultados no fim deste ano e no início de 2025. “Esperamos um crescimento mais moderado para o próximo ano, devido a fatores limitantes como os juros altos”, afirmou Renato na coletiva de imprensa sobre os indicadores econômicos da construção civil no 3º trimestre de 2024.
Cortes, Furos e Demolições em Concreto no setor da construção civil com a Furacon
Com o setor aquecido e a forte demanda estimada, a necessidade de bons fornecedores e prestadores de serviços na construção civil é cada vez maior. E quando o assunto é cortes, furos e demolições em concreto a Furacon é a melhor escolha.

A Furacon possui mais de 30 anos de experiência em cortes e perfurações em concreto, demolição controlada e outros serviços voltados para a construção civil, utilizando sempre tecnologia de ponta e com equipe especializada e treinada para realização dos serviços mais complexos do setor.
Acesse os nossos cases e conheça alguns dos projetos com atuação da Furacon.
Conheça também o nosso blog e descubra outros conteúdos especiais sobre os serviços da Furacon para o setor industrial, da construção civil e do agronegócio.