Vantagens de se usar robôs na construção civil

Vantagens de se usar robôs na construção civil

Apesar de ainda não ter seu potencial aproveitado como deveria, a utilização de robôs na construção civil é de extrema importância para garantir uma execução eficiente de qualquer projeto. No entanto, para isso ocorrer, é fundamental investir em companhias especializadas nesse segmento. 

Nesse sentido, apresentamos, a seguir, alguns dos principais pontos relacionados a esse tema e, no fim do artigo, indicamos a melhor empresa dedicada a essa vertente. Confira! 

Quais as vantagens de se usar robôs na construção civil? 

Assim como em qualquer outro segmento, a utilização de tecnologia e, consequentemente, de robôs na construção civil é extremamente importante. Afinal, como indicamos acima, é possível promover a eficiência de qualquer projeto através de um investimento pontual e consideravelmente baixo. 

Em Automação e robótica na construção civil, Gustavo Maciel de Campos, João Carlos Gabriel e Marcos Almeida do Amaral e debatem justamente esse tema. De acordo com os autores, mesmo que já seja comum que ferramentas mais modernas estejam sendo cada vez mais utilizadas em determinadas áreas desse setor, ainda há muito o que melhorar. 

Segundo o texto, “(…) a área da construção civil ainda resiste muito na utilização destas tecnologias quando se compara as mesmas com as indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas, alimentícia, de telecomunicações e principalmente a de montadoras de automóveis”.

Na prática, isso pode representar uma forte defasagem em comparação a outros mercados e, consequentemente, um intenso atraso evolutivo nesse meio. Por isso, é necessário que o direcionamento de aplicações voltado setor ocorra em larga escala e, mais do que isso, por meio de companhias especializadas nesse segmento, comprometidas com uma melhora ampla nesse sentido. Essa tese, inclusive, também é reforçada pelo material descrito acima. 

Nos trechos finais do artigo, os autores destacam que a necessidade de que “(…) a demanda na automação e robotização na construção civil seja atendida pela indústria de bens de capital, tanto na para projetar, fabricar, construir, programar e testar estes sistemas”.

Além disso, o artigo também reforça a necessidade de se investir na lapidação de profissionais nessa área, não somente em aspectos técnicos, como também através da integração entre a mão-de-obra de base com aquela especializada nesse meio. 

Qual a melhor empresa para se investir em robôs na construção civil? 

Considerando o potencial descrito acima e, claro, a importância de se investir nesse segmento, fica evidente como é fundamental se associar a companhias especializadas nesse segmento para tentar aproveitar as vantagens fornecidas por esse setor. 

No próprio artigo de Campos, Gabriel e Amaral os autores reforçam como “(…) a utilização dos sistemas automatizados e robotizados aumenta a velocidade de execução da obra, reduz desperdícios através do uso automatizado dos recursos, reduz acidentes de trabalho e riscos para o meio ambiente”. Por isso, a Furacon pode ser a solução. 

Há anos atuando nesse segmento, a companhia se consolidou fornecendo o melhor para seus clientes, sempre otimizando projetos e aprimorando resultados com seus robôs na construção civil. 

Por isso, se estiver buscando uma empresa para se associar nesse sentido, entre em contato com a Furacon e solciite um orçamento

Deixe um comentário